Cervejas, Brejas e Birras – Mauricio Beltramelli (17/2014)

Cervejas Brejas e BirrasApesar de já ter contato com as cervejas ditas especiais há mais de 20 anos, pelo fato de morar na Freguesia do Ó, lar do pioneiro bar de cervejas especiais Frangó, só fui realmente me interessar pela cultura cervejeira em 2008, quando estava à trabalho nos EUA e, ao ir a um mercado fazer compras me deparei com a imensa quantidade de cervejas disponíveis num simples mercado de bairro (chutando baixo devia ter pelo menos 100 rótulos diferentes).

À partir dai, e com tempo de sobra para “experimentos puramente científicos”, comecei a procurar mais informações sobre a história, os estilos e os processos de fabricação da cerveja, pois queria me munir de informações para poder escolher entre toda aquela enorme variedade. Foi o pontapé inicial para eu virar um apaixonado pela cultura cervejeira e acho que acabei inclusive indo aprender alemão por conta disto. Eu chuto que eu já tenha experimentado mais de 350 rótulos diferentes (incluindo as populares brasileiras), de mais de 70 países (alguns inusitados, como Namíbia, Cuba, El Salvador e Líbano), dos cinco continentes, muitas “in loco”. Infelizmente comecei a registrar quais eu havia tomado há pouco tempo (desde 2010) para ter o número exato.

Mas voltando à vaca fria, este livro do Mauricio Beltramelli, um dos mentores e criadores do ótimo www.brejas.com.br, que é basicamente o site sobre cervejas mais frequentado pelos apaixados no Brasil, e resume em pouco mais de 300 páginas informações que eu demorei anos para colher na internet.

Usando uma linguagem simples, de boteco mesmo (como não poderia deixar de ser), ele passa pelo essencial que qualquer pessoa que esteja se interessando pelo tema deva conhecer: história da cerveja, principais ingredientes, processos de fabricação, principais escolas cervejeiras e viagens relacionadas à cerveja, tanto no Brasil, quanto no exterior.

É o verdadeiro “Beer for dummies” em português. Mesmo eu tendo conhecimento de boa parte do conteúdo, ainda fui apresentado a bastante informação nova, alguns detalhes que eu desconhecia e também alguns mitos nos quais eu acreditava foram desmistificado (como o do chopp ser a cerveja não pasteurizada).

A parte sobre a história da cerveja no Brasil, país sem tradição em preservar o passado, por exemplo, foi bastante enriquecedora, pois é um pouco complicado encontrar informações na internet e o Maurício, com sua curiosidade e seus contatos conseguiu resumir o pouco de informação que ele conseguiu para tentar traçar um pouco a história da indústria cervejeira brasileira.

Uma outra parte que eu achei muito interessante também é a que ele descreve os dois tipos de “beer evangelizadores”: o intervencionista, que é aquele que quer impor sua vontade sobre os demais e acaba virando um chato (ou bierchato, numa alusão aos enochatos) e os libertários, que é aquele sujeito que aprecia cervejas especiais, mas também não se recusa a tomar uma skol “trincando” na beira da praia com um sol de 40 graus na cachola e que, no momento apropriado irá apresentar aos amigos as maravilhas das cervejas não comerciais.

Achei interessante também a lista com 150 cervejas elencadas por ele ao final do livro, que seria um bom ponto de partida para o iniciante ir abrindo sua mente e acostumando seu paladar.

Durante a leitura foi impossível não sentir vontade de abrir uma cerveja, nem que fosse aquela “de milho e arroz” do boteco da esquina! 🙂

P.S. Apesar de não querer me tornar um beerchato, a Itaipava simplesmente é horrível. É literalmente a única cerveja que eu evito de tomar, mesmo que não tenha outra opção. Prefiro ficar sem beber mesmo….hahaha

 

Uma ideia sobre “Cervejas, Brejas e Birras – Mauricio Beltramelli (17/2014)

  1. Pingback: Cerveja, Alemães e Juiz de Fora – Alexandre Hill Maestrini (05/2017) | Botecoterapia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s