Botecando #26 – Empório Alto dos Pinheiros – São Paulo – SP

EAP1

O Empório Alto dos Pinheiros é o paraíso na terra para os apreciadores de cervejas (não gosto de usar a palavra “gourmet”, puta viadagem!!!). Ele é basicamente uma loja especializada em cervejas (mas também se encontram vinhos, cachaças e produtos importados de outros gêneros) que também funciona como um bar.

EAP2O sistema ali funciona um pouco diferente dos bares comuns: você vai até as geladeiras, escolhe a cerveja que quer (pode-se checar o valor num leitor de codigo de barras), vai até um garçom e pede para ele abrir. Ele vai até sua mesa com o copo apropriado e abre a cerveja para você. Tudo é anotado em comandas, que podem ser individuais.

Outra opção são as cervejas nas taps. Normalmente eles disponibilizam até 34 “torneiras” com cervejas dos mais variados tipos e países. Algumas são praticamente fixas (Delirium, Guinness, Weihenstephaner, etc), mas a maioria das torneiras recebem regularmente novas cervejas, inclusive de cervejarias brasileiras.

Aqui uma explicação: o pessoal chama de “chopp” Heineken, “chopp” Guinness, só porque são servidas em torneiras e no Brasil isto é muito comum para chopp. Mas na verdade trata-se de cerveja. Chopp (ou chope) é uma cerveja que não passa pelo processo de pasteurização e raramente, por conta de regulamentos das agências dos demais países, é permitida a venda de produtos industrializados sem que estes passem pelo processo.

Portanto, apesar de até o garçom dizer que tem “chopp” da Guinness, na verdade tem cerveja Guinness da torneira (tap em inglês americano) ou do Barril (Fass em alemão ou cask em inglês britânico).

Eles também tem uma cozinha que prepara petiscos, pratos e lanches muito bons.

EAP3De acordo com a casa, eles comercializam cerca de 700 rótulos diferentes de cervejas, porém, apenas uma parte delas ficam nas geladeiras e as demais são vendidas somente “para viagem” e talvez este seja o único “defeito” da casa. Se bem que imagino que isto seja uma jogada de marketing, pois é praticamente impossível você ir até lá para um happy hour e não levar pelo menos uma meia dúzia para experimentar em casa.

Como cervejeiro da velha guarda (o mercado de cervejas especiais no Brasil é recente, então posso me considerar um “dinossauro”), acho muito legal o sucesso de casas como o Empório Alto de Pinheiros e do interesse do brasileiro por tomar cerveja para apreciá-la e não somente para “matar a sede” ou para encher a cara.

Onde: Empório Alto dos Pinheiros (Rua Vupabussu, 305, Pinheiros, São Paulo, Brasil)
Quando: 16/07/2014
Bom: variedade de cervejas e preço
Ruim: Nada
Site: http://www.altodospinheiros.com.br/

4 ideias sobre “Botecando #26 – Empório Alto dos Pinheiros – São Paulo – SP

  1. Pingback: Botecando #33 – Delirium Café – São Paulo – SP | Botecoterapia

  2. Pingback: Botecando #40 – Ceres Cervejas Especiais – São Paulo – SP | Botecoterapia

  3. Pingback: Botecando #77 – Bones Gastropub – São Paulo – SP | Botecoterapia

  4. Pingback: Botecando #81 – Cerveja Artesanal São Paulo – São Paulo – SP | Botecoterapia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s