Botecando #81 – Cerveja Artesanal São Paulo – São Paulo – SP

20160226_181722A Zona Oeste de São Paulo, mais especificamente os bairros da Pompéia, Perdizes, Sumaré, Vila Madalena e Pinheiros, virou mesmo a meca para os apreciadores de cervejas artesanais / especiais na cidade de São Paulo. Praticamente em cada quarteirão das áreas comerciais destes bairros se encontra uma loja ou bar oferecendo cervejas diferentes daquelas que o Brasileiro estava acostumado a tomar até há pouco tempo atrás (sim, felizmente o comportamento está mudando). Isto para não falar das escolas, lojas de insumos, associações e produtores que a região concentra.

Desta vez fui conhecer o Cerveja Artesanal São Paulo um dos novos bares da região, que está montado na Rua Paracuê, paralela à Avenida Heitor Penteado, a poucos minutos da estação Vila Madalena do Metro. É um imóvel amplo, onde a pequena parte da frente do imóvel e o “quintal dos fundos” é usado para abrigar mesas de madeira rústica. No que seria o “porão” da casa, se encontra a loja/bar, com algumas estantes com cerca de 200 rótulos, mais 4 expositores com garrafas para serem consumidas na hora e mais 4 torneiras.

Decoração à base de tampinhas

Decoração à base de tampinhas

O bar funciona mais ou menos no mesmo esquema do EAP: você vai até a geladeira escolher o que quer beber. A diferença é que eles não têm garçons, então é só se dirigir ao caixa com a cerveja (ou ir direto ao caixa, se for pedir alguma cerveja das torneiras), efetuar o pagamento e sentar em alguma das mesas do quintal.

O fato de ter que pagar sempre que pegar algo talvez possa ser um incômodo para algumas pessoas e talvez eles pudessem pensar em fazer um sistema igual nos EUA, onde existe a opção de você “abrir a mesa” deixando o cartão de crédito com o barman ou garçon.

Todos que trabalham ali são experts em cerveja e estão aptos a ajudar os iniciantes à escolher uma cerveja que mais lhe agrade ou então a explicar em detalhes alguma cerveja que tenha despertado o interesse do cliente.

Na parte dos “comes”, o Cerveja Artesanal São Paulo trabalha no mesmo esquema de outros bares do ramo, com convênio com Food Trucks que param na porta. Acho bem legal este esquema, tanto pelo fato das parcerias fazerem todos crescerem, como para que os donos dos bares fiquem concentrados na sua especialidade, que é cerveja (não é fácil gerenciar uma carta com 200 rótulos, controlando compras, estoque, validade, o que vai pra geladeira, etc). Neste dia, quem estava lá era a Kombi do Chef, vendendo ótimos e enormes lanches (quando tiver a oportunidade, leve a Cuca deles para casa também).

Para quem tem dog, o bar (ou loja) é “pet friendly” (existe este termo?). Como é um ambiente aberto, onde é proibido fumar e a loja fecha cedo, também dá para levar crianças.

Então fica a dica para quem quiser tomar umas cervejas de qualidade em um local agradável.

Onde: Cerveja Artesanal São Paulo (Rua Paracuê, 141 – Sumaré – SP)
Quando: 26/02/2016
Bom: localização e carta de cervejas.
Ruim: nada.
Site: http://www.cervejaartesanalsaopaulo.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/cervejaartesanalsaopaulo

Be happy! 🙂

Charmosa bandeija de caixote

Charmosa bandeija de caixote

Uma ideia sobre “Botecando #81 – Cerveja Artesanal São Paulo – São Paulo – SP

  1. Pingback: Botecando #82 – Capitão Barley Cervejas Especiais – São Paulo – SP | Botecoterapia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s