Negrinha – Monteiro Lobato (04/2016)

NegrinhaFinalmente lí algo de Monteiro Lobato! Sério, apesar de sempre ter lido bastante, este foi o primeiro livro do grande escritor brasileiro que eu li. E nada melhor para ser apresentado a um escritor do que um livro de contos.

Além do conto que dá título ao livro, mais 20 contos, escritos ao longo de mais de 20 anos, compõem esta coletânea. Destaques para o próprio “Negrinha”, “Bugio Moqueado” (que podemos considerar uma estória de terror!), “O Fisco” (um conto que poderia ser transportado para os dias de hoje sem muitas adaptações) e o hilário “O colocador de pronomes” (para mim o melhor do livro).

Por terem sido escritos ao longo de mais de 20 anos, o livro é uma boa fotografia do Brasil das decadas de 20 e 30 e também da evolução de Monteiro Lobato tanto como escritor, como pessoa.

Monteiro Lobato tem sido acusado nos últimos anos de ser racista. Talvez por usar frases como “um preto que valia por dois brancos”, tirada totalmente do contexto, as pessoas chegam à esta conclusão. Mas toda idéia deve ser colocada no seu momento histórico e, há quase 100 anos atrás infelizmente era um pensamento comum achar que negros (ou índios, ou ciganos, etc) eram “humanos inferiores”. Se até hoje tem gente que tem este pensamento, é complicado julgar alguém que nasceu quando ainda havia escravidão no Brasil. Pior é quando este julgamento parte de pessoas que levam à letra um livro escrito há quase dois mil anos (a bíblia).

Mas nota-se, a exemplo de Gorki, um carinho de Monteiro Lobato para com os seus personagens, especialmente os negros (o próprio conto do título é uma crítica ao tratamento dispensado aos filhos de escravos que haviam nascido após a lei do ventre livre), muito presentes nos contos desta coleção.

Be happy 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s