Não Entre em Pânico: Douglas Adams & O Guia Do Mochileiro das Galáxias – Neil Gaiman (22/2014)

Nao Entre Em PanicoO Douglas Adams era um cara tão estranho que ele “encomendou” uma biografia póstuma. Não que ele fosse um cara arrogante, mas acho que ele nunca entendeu o tamanho sucesso que ele fez e por isto havia solicitado algumas vezes que alguém escrevesse sobre o guia.

Depois de algumas recusas por parte de outros autores, Neil Gaiman (Sandman e Good Omens), topou o desafio. Aliás, mais do que topou: encarou como um dádiva recebida dos deuses. Como não era um projeto com prazo definido, Neil foi recolhendo material e fazendo entrevistas num ritmo lento, porém neste meio tempo Douglas veio a falecer, então Neil resolveu fazer um livro não somente sobre o Guia, mas sobre Douglas e suas outras obras.

O livro começa contando a história da vida de Douglas, desde quando ele nasceu, a época no internato, a ida à faculdade e sua decisão de se tornar um escritor e foca muito nos problemas de Douglas, especialmente com prazos. Em várias entrevistas concedidas (para este livro e outros veículos) Douglas afirma que “odiava escrever”.

Depois de “dissecar” a vida de Douglas, o livro entra na parte para o qual foi planejado e mergulha no universo do Guia, desde a concepção e produção da série de rádio original até a adaptação para outras mídias, como TV e computador. Existem bastante detalhes de bastidores, declaração dos atores e muitos trechos de roteiros, tanto da série de rádio quanto da TV. Esta parte é até um pouco chata, pois como Neil conta a história por trás de cada uma das produções do Guia (incluindo as montagens teatrais), acaba se tornando meio repetitiva.

No que podemos chamar de terceira parte do livro, Neil mostra em ordem cronológica os outros projetos de Douglas: livros da série Dirk Gently, projeto Last Chance to See, sua participação em projetos de conservação, como a Save the Rhino Foundation, outras participações em TV, o filme que ele não veria produzido, a empresa pontocom e vários outras atividades que se podem chamar de “o legado de Adams”.

Este livro junto com O Salmão da Dúvida conseguem cobrir toda a vida e obra deste escritor que foi um gênio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s