A Fúria de Maigret – Georges Simenon (23/2015)

AFuriaDeMagretAinda este ano lí pela primeira vez uma das estórias de Sherlock Holmes e agora li pela primeira um dos vários livros de Simenon com o Comissário Maigret como personagem principal e não dá para não fazer relações entre um personagem e outro.

Maigret é um comissário da Polícia Judiciária de Paris e é responsável por investigar casos de assassinato. Ou seja, ambas as séries são sobre crimes e as pessoas que buscam desvendar estes crimes, mas apesar do estilo ser o mesmo (estórias policiais / de detetive) os personagens são bem diferentes. Enquanto Holmes, afim de desvendar um mistério, se concentra nas evidências físicas e em ciências exatas para encontrar o criminoso, Maigret se preocupa mais em entender o comportamento e psique dos envolvidos (vítima e suspeitos) e a motivação do crime, a ponto dele se irritar ou se sentir angustiado quando se encontra em um beco sem saída.

Em “A Fúria de Maigret”, o comissário se vê envolvido em um caso de assassinato de um proprietário de vários cabarés de Paris. Apesar do negócio da vítima estar em uma área onde existe muita criminalidade, a vítima em sí mantinha uma conduta pessoal e profissional ilibada.

E é neste beco sem saída que Maigret se encontra: sem suspeitos, sem motivo, com o corpo da vítima aparecendo apenas depois de dois dias do sumiço e ainda com a vítima sendo morta de uma maneira incomum (por estrangulamento). E neste cenário além de ter que contar com sua intuição, ainda tem uma ajuda da sorte.

O estilo de escrita de Simenon é bem dinâmico e daqueles que preendem o leitor (li as 132 páginas em 3 dias!). Gostei. Tanto o Sir Arthur Conan Doyle quanto Georges Simenon têm despertado em mim a vontade de ler mais livros de um estilo que até agora não tinha me atraído (desconsiderando os livros de mistério/crime do Marcos Rey na coleção Vagalume).

Be happy 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s