Um Estudo Em Vermelho – Sir Arthur Conan Doyle (18/2015)

Um Estudo Em VermelhoTirando os filmes de Sherlock Holmes mais recentes, com o Robert Downey Jr e o Jude Law, nunca tinha assistido ou lido nada de Sherlock Holmes. Achei bem legal e até fiquei interessado em ler outras estórias do detetive mais conhecido do mundo (bem como de ler algo da Agatha Christie, pois nunca li nada dela também).

Este é o primeiro livro com o inteligente e arrogante detetive, e conta como ele e o Dr Watson se conheceram e também dá uma pequena introdução à vida de Holmes e seu método dedutivo.

Narrada por Watson, conta a história de um assassinato ocorrido em situação bem estranha, e que justamente por este motivo, faz com que a Scotland Yard convoque o “consultor” Holmes para ajudar na investigação. Durante a investigação deste primeiro assassinato, um outro assassinato relacionado ao primeiro acontece e, rapidamente o livro nos leva à solução do caso, ou pelo menos à parte dela, que é saber quem é o assassino.

Na seqüencia existe um “interlúdio”, que inicialmente não faz sentido algum, mas que no final vai explicar as motivações dos dois crimes. Logo após este interlúdio, que é feito por um narrador “oculto”, Watson volta aos seus relatos, e então Holmes descreve a seqüência lógica que o levou a desvendar o crime.

Ok! Talvez nos dias de hoje, com computadores, testes de DNA, balística, etc as “pistas” de Holmes pareçam banais (lembremos também que provavelmente o autor partiu do final e depois “encontrou” evidências para suportar este final, o que também torna a tarefa mais fácil), mas imaginem como estas deduções lógicas, baseadas em fatos científicos, muito à frente da época em que os livros foram escritos, deviam aguçar a curiosidade dos leitores..

De qualquer forma, o livro é um ótimo entretenimento, que afinal é o que importa.

Be happy! 🙂

Uma ideia sobre “Um Estudo Em Vermelho – Sir Arthur Conan Doyle (18/2015)

  1. Pingback: A Fúria de Maigret – Georges Simenon (23/2015) | Botecoterapia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s