A Field Guide to Lies – Daniel J. Levitin (02/2018)

Em tempos de “pós-verdades” e fake news, é muito importante ficar atento à qualidade das informações que são obtidas, principalmente na Internet. É mais importante ainda verificar a veracidade e factualidade de qualquer informação antes de propagá-la. Em A Field Guide to Lies, Daniel Levitin traz um guia básico para fact-checking, especialmente relacionado às mídias sociais.

O livro é dividido em três partes que explicam como se pode mentir usando dados, palavras e credibilidade. A maioria dos exemplos utilizados são normalmente usados para sustentar falácias lógicas e, apesar de muitas vezes as “mentiras” se originarem apenas de erros (falta de conhecimento do autor) ou crendices (como as teorias da conspiração), em vários casos estas mentiras são geradas propositalmente, pois alguém ou algum grupo de interesse terá alguma vantagem (ou evitará alguma desvantagem) com a disseminação da mentira ou hoax (os boatos de internet). 

Os interesses vão desde motivos políticos e ideológicos (alavancar ou atacar uma corrente) até financeiros (obter lucro ou apoio da sociedade), não sem deixar de passar por questões religiosas (a pura crendice). E os meios são vários: cherry-picking (apresentar somente um pedaço da informação), descontextualização, representação gráfica confusa, apelo à autoridade, desqualificação/qualificação do autor (ao invés da idéia), etc.

Normalmente se conta uma mentira através de “pequenos pedaços da verdade”, o que acaba por convencer os menos céticos ou preparados para questionar as informações. E o autor monta um guia que mistura um pouco do método científico com a apuração jornalistica. Para quem já é habituado com o método cientifico, pode ser um livro até simples demais, mas com certeza é um bom guia para quem não está acostumado ao pensamento cético.

Uma pena que ainda não esteja disponível em Português!

Be happy 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s