The Last Lecture – Randy Pausch (01/2018)

Nas universidades americanas é comum os professores serem convidados a dar uma “última aula” (Last Lecture, a tradução do livro em português ficou como “A Última Lição”). Normalmente é uma aula direcionada aos alunos que estão no último ano da graduação (na verdade, “undergraduate” , pois “graduado” nos EUA e Europa é quem tem título de Mestre ou Doutor) e o desafio dado ao professor é o seguinte: imagine que esta será a última aula que você dará na sua vida, qual mensagem você gostaria que a audiência levasse?

Randy Pausch, um professor da área de Tecnologia da Informação da conceituada Carnegie Mellon University, em Pittsburgh, Pennsylvania, foi o convidado a dar “a última aula” para uma turma em 2007. Porém, Randy já estava lutando contra um câncer no pâncreas há alguns meses e havia sido alertado recentemente pelos seus médicos que teria cerca de seis meses de vida (ele viria a falecer em Julho de 2008, alguns meses além do “prazo”). Então esta realmente foi sua última aula.

A aula foi gravada e viralizou no Youtube (conta atualmente com mais de 18 milhões de visualizações, isto só a versão oficial). Aproveitando os últimos meses de vida e contando com a ajuda do jornalista Jeffrey Zaslow, Randy transcreveu as lições da palestra para o formato de texto. O livro e o vídeo (que são muito similares, sendo que o livro tem bem mais detalhes) são um compêndio das lições que o próprio Randy foi aprendendo durante sua vida e que achou interessante compartilhar.

Eu não sou fã de livros de auto-ajuda que tentam impor fórmulas de sucesso, mas eu gosto de ler experiências de vida. The Last Lecture traz exatamente isto: um compêndio da vida de um cara que simplesmente aproveitou o máximo possível a sua vida e que tentou, na medida do possível, ajudar outros a fazerem o mesmo. É muito mais a exposição de uma jornada de auto-conhecimento do que um “faça o que eu digo”, e por isto achei o livro interessante. Além disto, a atitude positiva diante de algo inevitável e a forma cética e racional de Randy ao encarar a sua própria morte foram outras coisas das quais eu gostei.

A versão oficial do vídeo pode ser assistida no Canal da Universidade (https://www.youtube.com/watch?v=ji5_MqicxSo). Dá pra assitir o vídeo e depois ler o livro. Ou fazer o inverso, como eu fiz. Ou só assistir o vídeo. Será interessante de qualquer forma.

Be happy 🙂

Uma ideia sobre “The Last Lecture – Randy Pausch (01/2018)

  1. Pingback: Tuesdays with Morrie – Mitch Albom (08/2018) | Botecoterapia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s