Botecando #91 – Mercearia São Pedro – São Paulo – SP

Mercearia Sao PedroA Mercearia São Pedro, um misto de bar, restaurante e livraria/sebo, é um dos mais tradicionais bares da Vila Madalena.

Situado num grande imóvel (e mais um “anexo”) ali na Rodésia, próximo à Praça Rafael Sapienza, não tem grandes pretensões no quesito decoração: mesas de madeira de boteco simples e um balcão são a parte da decoração do que a gente pode chamar de “bar”. Porém, além disto, conta com algumas prateleiras com muitos livros à venda, a maioria deles de autores brasileiros. Nas paredes e pendurados pelo bar existem pôsteres de filmes e peças de teatro.

Aberto desde a hora do almoço, quando serve PFs e um buffet (paga-se pela “mistura” e pode-se servir à vontade no Rechaud com salada e algumas opções de guarnições quentes), tem na sua cozinha/chapa o seu atrativo principal: às terças e quartas a famosa carne assada e às quintas e sextas, uma deliciosa porção de lascas de pernil. Outras porções (a “Mercearia” é uma das melhores) e os pastéis de feira que circulam pelo boteco (um garçon passa com a bandeija oferecendo e outro vai atrás anotando na comanda) também são dignas de serem experimentadas por qualquer amante da chamada “baixa gastronomia” que se preze.

As cervejas são as populares (Original, Serra Malte, Heineken, etc), que vêm sempre bem geladas. O atendimento não tem aquela “intimidade” típica de boteco, mas também não deixa a desejar, com garçons prestativos e atenciosos.

Infelizmente a parte dedicada aos livros foi bem diminuida depois do incêndio que ocorreu ano passado: creio que o proprietário preferiu “repor” o espaço com mais mesas. Infelizmente um sinal de que livros têm pouca demanda (e aqui faço meu mea culpa: sou consumidor voraz de livros, mas nunca comprei um ali).

É um bom boteco para tomar umas descontraidamente e petiscar umas porções. Também é uma boa opção de comida boa e barata na hora do almoço (inclusive aos finais de semana). Só precisa chegar cedo, tanto pra almoçar (de semana geralmente está lotado já à partir das 12:15) quanto para um Happy Hour: às quintas e sextas é bom chegar até as 17:30 no máximo, sob pena de ter que aguardar alguns bons minutos ou então de ter que pegar umas cervejas e tomar ali pela calçada, de pé mesmo, algo que muito dos frequentadores até preferem.

Onde: Mercearia São Pedro (Rua Rodésia, 34 – Vila Madalena – SP)
Quando: 22/06/2016
Bom: comida e bebida
Ruim: diminuiram a parte dos livros 😦
Facebook: https://www.facebook.com/saopedromercearia

Be happy! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s