Botecando #72 – Beco Beer Festival – São Paulo – SP

20151004_150805Quem me acompanha (por aqui, pelas redes sociais e pessoalmente) percebe como eu fico alegre com as iniciativas de ocupação do espaço público que vêm ocorrendo em São Paulo, especialmente nos últimos 3 anos (ponto para o Haddad!). Já deixei isto bem explícito em artigos que escrevi sobre a Virada Cultural 2014 e sobre o Tempelhof, em Berlin. Este é um dos motivos pelos quais os Botecando com bares “mesmo” rarearam: estou frequentando mais estes eventos e menos bares. Isto até me levou a começar a escrever sobre estes eventos dentro desta seção, afinal de contas, Boteco é mais do que um local, é um estado de espírito!

Agora imaginem a minha felicidade ao saber de um evento ocupando o espaço público e que teria como tema Cerveja Artesanal!!!

A idéia do Beco surgiu na quinta edição do Mercado das Pulgas (em breve falo dele aqui). Como a idéia de um flea market é que as pessoas levem seus produtos (usados, artesanatos, alimentos, etc) para comercializar, alguns cervejeiros artesanais e caseiros começaram a levar suas criações e notaram a boa receptividade do público (na quinta edição eram cerca de 10 cervejeiros!!!). Então durante as trocas de experiência entre eles (na verdade troca de cervejas) eles bolaram o evento, meio assim de sopetão. Alguém deu a idéia de fazer na Barra Funda, no final da Rua Lopes Chaves, que é uma rua sem saida que termina na linha do trem.

E nesta de se reunirem sem ajuda do poder público, conseguiram montar um evento que contou com quase 15 cervejeiros, barracas de comidas, bandas tocando ao vivo, live painting (grafite), artesanato, banheiros químicos (pago por eles), etc. Da qualidade das cervejas nem preciso falar pois já estou virando fã da Saga, da Van Der Ale e recentemente da C.U. (Cervejaria Urubu, que abriu uma confraria na Pompéia, mas falo mais deles em outro artigo).

E sou fã não só pela disposição de enfrentar um mercado que, apesar de estar em franco crescimento, enfrenta toda a “burrocracia” brasileira, altos custos de insumos (boa parte importados) e, como se já não fosse o bastante, a entrada dos grandes players (InBev, Kirin, etc), que estão preocupados com a ascensão destes “artesãos” e querem evitar uma “Blue Moon” no mercado nacional. Não é por nada disso. Sou fã deles pois as cervejas são realmente boas, não perdendo em nada para microcervejarias estrangeiras e dando de lavada nas grandes cervejarias do mundo todo no quesito qualidade.

Além de comida, bebida, ainda tinha um bom rock rolando ao vivo. Achei muito legal também a inclusão dos carroceiros que vivem ali no beco no evento: os organizadores foram pedir autorização para eles (afinal, eles já estavam ali antes) e os convidaram para ajudar. Além de terem recebido uma grana para limpar o beco, cuidaram dos veículos (mais uma graninha) e puderam beber e comer, ou seja, não foram expulsos de uma festa na própria casa, muito pelo contrário, foram verdadeiros bons anfitriões.

Para resumir, foi aquele domingo como todos os domingos deveriam ser. Uma pena que o próximo acontece somente no dia 6 de dezembro. Mas até lá, pelo menos neste domingo, 18 de Outubro, vai rolar o 6º Mercado das Pulgas no Minhocão!

Onde: Beco Beer Festival (Rua Lopes Chaves – Barra Funda – SP)
Quando: 04/10/2015
Bom: cervejas artesanais e ocupação do espaço público
Ruim: podia ser mais frequente!!!
Facebook: https://www.facebook.com/events/1652463468334875/

Be happy! 🙂

20151004_145137

Uma ideia sobre “Botecando #72 – Beco Beer Festival – São Paulo – SP

  1. Pingback: Botecando #74 – Confraria URUBU – São Paulo – SP | Botecoterapia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s