Este Barco Também É Seu – D. Michael Abrashoff (21/2015)

image description

image description

Eu não sou muito fã de livros de auto ajuda, tanto comportamental quanto empresarial. Acho muita pretensão de alguém querer sugerir algo para outra pessoa ou empresa. Como diria o Raul Seixas, “cada um de nós é um universo”, e o que funciona para um dificilmente funcionará para outro (pessoa, negócio, entidade, etc). Quando se fala em negócios então, acho ainda mais complexo. Por isto inicialmente torci o nariz quando fui convidado para um treinamento sobre “liderança servidora” baseado em um livro do estilo.

Felizmente depois de ler o capítulo que me era designado para o treinamento acabei criando o interesse de ler o livro todo, justamente porque raramente o autor, o Capitão da Marinha Americana D. Michael Abrashoff, diz o que se deve ou não fazer.

O livro é na verdade um compilado das experiências de implementação de uma gestão moderna em um ambiente altamente dominado por conceitos e tradições antigas, promovidas pelo Capitão Abrashoff quando este foi responsável, durante 20 meses, pelo comando do USS Benfold, um dos navios de guerra da frota americana no Pacífico.

É claro que ele destaca as experiências positivas, deixando os erros em segundo plano (ou eventualmente omitindo estes erros), mas a leitura vale a pena, tanto pelas experiências quanto por entender o propósito e o funcionamento de um navio de guerra.

A maioria dos capítulos do livro resumem os conselhos de Abrashoff, que são sempre repletos de exemplos. Estes capítulos são:

  • Assuma o Comando
  • Lidere pelo Exemplo
  • Ouça com o Máximo de Atenção
  • Comunique o Objetivo e o Sentido
  • Crie um Clima de Confiança
  • Busque Resultados, Não Elogios
  • Assuma Riscos Calculados
  • Vá Além do Procedimento Padrão
  • Estimule a União
  • Melhore a Qualidade de Vida do Seu Pessoal

Nos demais capítulos ele faz uma introdução contando sua história de vida e profissional e ao final um pouco do que ocorreu com ele após deixar o USS Benfold. Leitura bem interessante.

Be happy 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s