Top Top #12 – Trem bão sô: artistas mineiros

MGMinas Gerais é um estado curioso. Tem a maior malha ferroviária do país, o terceiro maior PIB por estado, a segunda maior população e o segundo maior colégio eleitoral do país. Apesar disto, ainda é um lugar “misterioso” para a maioria dos brasileiros.

Talvez seja o tal “jeitinho mineiro”, que faz com que o povo de lá seja mais discreto, por vezes meio arredio, mas o fato é que ninguém nunca programa férias para ir à Minas e, particularmente, eu conheço pouca gente que conhece o estado. Os paulistas ainda conhecem o sul de Minas (no inverno), as cidades históricas (no carnaval) e Poços de Caldas, mas nunca vi ninguém se planejando para conhecer BH, o triângulo mineiro, o vale do Jequitinhonha e outros lugares que devem ser muito interessantes.

Como bem notou minha mineiríssima amiga Lívia, até na música que melhor descreve as belezas e diferenças do nosso Brasil, o samba de 1964 da Império Serrano, Aquarela Brasileira, o estado foi deixado de lado. Confesso que também não conheço muito o estado, mas sou fã de algumas coisas que são produzidas por lá, especialmente na música.

Então para mostrar que Minas não produz só mulher bonita, queijo, cachaça e comida boa, um top 10 com os melhores artistas mineiros:

10 – Tavinho Moura – Tres Ranchos
Tavinho Moura é uma das crias de um dos melhores movimentos músicais que aconteceu no Brasil (para mim um dos top 3 do rock brasileiro), o Clube da Esquina, que reuniu muita gente muito boa, que além de conseguir misturar rock, folk e uma pitada de psicodelia com coisas regionais de maneira muito singular, foram (muitos ainda são!) verdadadeiros poetas. Metade desta lista é composta por esta galera.

9 – Clara Nunes – O Mar Serenou
A maioria das pessoas acha que a Clara Nunes era carioca, mas na verdade esta musa do samba é mineiríssima!

8 – 14 Bis – Todo Azul do Mar
Competentíssimos músico que ainda estão ai na ativa. É um show que eu pretendo assistir em breve.

7 – Patu Fu – Por Perto
Umas das mais subestimadas no rock nacional. E a voz da Fernanda Takai é maravilhosa!!!!

6 – Tavito – Rua Ramalhete
“Muito prazer, vamos dançar
Que eu vou falar no seu ouvido
Coisas que vão fazer você tremer dentro do vestido,
Vamos deixar tudo rolar;
E o som dos Beatles na vitrola.” – Poesia pura!

5 – Milton Nascimento – Travessia
Não sou muito fã de Milton Nascimento, questão de gosto mesmo, mas acho ele um baita intérprete. E esta música é fantástica!!!

4 – Beto Guedes – Paisagem Na Janela
Talvez o Beto Guedes seja um dos meus artistas nacionais favoritos. Ótimo letrista, consegue botar no mesmo “tacho” Pink Floyd e música sertaneja mineira. Aliás, acho que ele facilmente poderia ser um integrante do Pink Floyd da fase inicial (Syd Barret e primeiros anos do David Gilmour). Pena que ele não faça muitos shows, devido o seu pavor de avião….rs

3 – Skank – Uma Canção É Pra Isso
Acho que já falei isto em outro artigo, mas como não vou sair procurando, talvez torne-se repetitivo: o Skank se tornou uma baita banda de rock quando abandonou aquele pop-ska chatíssimo de início da carreira e resolveu beber descaradamente na fonte de Beatles e do Clube da Esquina (que por sua vez bebeu na fonte da psicodelia dos anos 60). Hoje eles estão no top 10 das minhas bandas nacionais de todos os tempos.

2 – Lo Borges – O Trem Azul
Mais um exemplo da qualidade das letras e das músicas da turma do Clube da Esquina.

1 – Flavio Venturini – Noites Com Sol
Outro da galera do Clube da Esquina. Fundador do 14 BIS, também passou pelo “O Terço”, umas das bandas que fizeram parte da modesta cena de Rock Progressivo no Brasil. Um dos maiores compositores do Brasil. Muita gente já cantarolou Espanhola, Todo Azul do Mar, Nascente, Sol de Primavera, que foram sucessos na voz de outros artistas e sem nunca saber que eram canções do Flávio Venturini. Esta canção então é uma das mais belas que eu já ouvi.

Be happy! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s