DAVID GILMOUR – LIVE AT THE ROYAL ALBERT HALL

DG_DVDocardpak6P

Navegando no Youtube atrás de umas músicas do disco Obscured by the Clouds do Pink Floyd, me deparei com uma versão de Wot’s…Uh The Deal em um show do David Gilmour. Como nunca acompanhei a carreira solo dos membros do Floyd, desconhecia esta obra prima. Busquei na mesma hora o show completo e fui “obrigado” a assistí-lo por inteiro. Acabei encomendando o DVD logo após de assistir o vídeo para tê-lo na minha “DVDteca” (sim, eu sou uma das poucas pessoas que ainda compram DVDs e CDs).

A estrutura do show é bem mais simples do que as da época do Pink Floyd. Jogo de luzes, lasers, um telão sem muitas estripulias e uma ótima banda acompanhando, que conta com nomes como Jon Carin (um músico sensacional que já gravou ou acompanhou em turnê nomes como o próprio Pink Floyd, Roger Waters, The Who, Soul Asylum e até o Gipsy Kings) e Phil Manzanera (ex-Roxy Music).

Mas o destaque mesmo fica por conta da presença do Richard Wright (já debilitado, tadinho) para reviver, junto com o Gilmour, clássicos do Floyd comoTimeEchoes e Shine on You Crazy Diamond.

As participações ficam por conta de David Crosby e Graham Nash (Crosby, Still, Nash (and Young)), do David Bowie e de Robert Wyatt, fundador do fantástico grupo Soft Machine (Não conhece? Shame on you!!), que por sinal foi uma das influências do próprio Pink Floyd.

Além de vários clássicos do Floyd, Gilmour toca alguns sucessos de sua carreira solo, como On An Island, neste caso muito bem acompanhado por Crosby e Nash:

Bem, sou suspeito para falar do Gilmour, pois acho ele um dos melhores guitarristas de todos os tempos. Ele é aquele guitarrista que você tem que mostrar para a molecada que toca guitarra e acha que ser bom guitarrista é tocar 1 milhão de notas por segundo ou encher o som de efeitos. Bom mesmo é quem sabe tocar devagar, com o som quase clean e mesmo assim criar passagens geniais.

No DVD Bônus também se encontram algumas “sobras” maravilhosas, como a já citada Wot’s…Uh The DealWearing The Inside Out (cantada pelo Wright) e uma versão diferente de Arnold Layne (no DVD principal quem canta é o Bowie, no DVD Bônus é o Wright)

Só por TimeShine On ou Echoes, individualmente, já valeria muito à pena. Com as 3 no mesmo DVD ao vivo então! Se tivesse Dogs eu teria que arrumar uma máquina do tempo para voltar a Maio de 2006 e assistir à este show….hehehe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s