What Is This Thing Called Theory of Constraints – Eliyahu M. Goldratt (05/2018)

Eu já falei e vou continuar falando que eu não gosto de livros de auto-ajuda, sejam pessoais ou “corporativos”. Qualquer coisa que envolva a “variável indomável” chamada “gente” (o ser humano) não é passível de possuir uma fórmula, uma receita, que possa ser replicada. No máximo pode-se compartilhar experiências e usar o passado como uma baliza para tentar prever e moldar o futuro. Como diria o mestre Raul Seixas, “cada um de nós é um universo“.

Mas eu “tive” que ler este livro (ossos do ofício) e, conforme outro axioma que eu tenho, qualquer livro tem algo aproveitável. Aliás, até ler bula de remédio é melhor do que não ler nada. Mas vou dizer que, apesar do teor auto-ajuda-corporativa, o livro traz uns pontos bem interessantes.

O primeiro é uma ferramenta chamada evaporating cloud, que tem o intuito de dirimir conflitos, desde que exista um objetivo em comum. Na maioria dos casos o conflito é resolvido analisando-se as premissas que cada parte tem e chegando num meio termo viável, isto quando ele não se resolve apenas com cada uma das partes conflitantes entendendo as razões da outra parte.

Outro ponto interessante é a forma como o “facilitador” do processo cria o entendimento acerca do problema. Utilizando o método socrático, através de questões e nunca dando as respostas, ele induz os próprios envolvidos a chegarem a conclusão de qual é o problema, sua causa e as possíveis soluções. Esta forma de solucionar o problema é chamada pelo autor de efeito-causa-efeito: primeiro detecta-se o problema (efeito), depois a causa do problema (causa) e depois, ao alterar a variavel da causa, tenta-se resolver o problema (efeito novamente).

O livro tem outros conceitos interessantes que são utilizados há décadas em manufaturas e, recentemente, vêm sendo implementados na área de Tecnologia da Informação (minha praia). A Teoria das Restrições (Theory of Constraints) é a base para um outro livro que estou lendo (Phoenix Project), que aplica os conceitos em um caso fictício, em forma de uma história (com enredo, personagens, etc). Mas fica para a próxima resenha.

Be happy 🙂

Uma ideia sobre “What Is This Thing Called Theory of Constraints – Eliyahu M. Goldratt (05/2018)

  1. Pingback: The Phoenix Project: A Novel about IT, DevOps, and Helping Your Business Win – Gene Kim, Kevin Behr e George Spafford (06/2018) | Botecoterapia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s