Top Top #14 – Músicas Românticas – Nacionais

Love Songs 4Continuando com as listas de músicas românticas, agora as melhores músicas românticas nacionais. Eu parei de tentar fechar as listas com números “redondos” (10, 15, 20, etc) e vou fazer as listas com a quantidade que eu bem entender (afinal de contas, eu sou dono desta bagaça e aqui as regras são minhas!). Então, seguem as 21 melhores músicas nacionais com o tema amor, segundo este escriba:

21 – Marcelo Camelo – Santa Chuva
Acho que esta foi uma das mais belas músicas que eu ouvi nos últimos 5 anos (tem duas outras mais abaixo). Sem contar que o Marcelo Camelo merece entrar na lista só pelo “investimento” na Mallu Magalhães….hahaha

20 – Chrystian & Ralf – O Ipe E O Prisioneiro
A música caipira e sertaneja é uma festa para encontrar músicas com o tema amor, especialmente sobre desilusões amorosas. É uma amargura só!

19 – Wilson Simoninha – Musica Romantica
Guardadas as devidas proporções, o Simoninha é meio que um “Marvin Gaye tupiniquim do século 21”. Mas como ator no clipe ele é um baita canastrão! E olha que a atuação dele se resumiu a um “Hei? Você!”

18 – Fundo de Quintal & Beth Carvalho – Pra Que Viver Assim
Assim como o sertanejo, o samba basicamente concentra sua temática em músicas amorosas. Aqui uma composição do Sombrinha (tem mais algumas dele nesta lista) na interpretação do Fundo de Quintal com a Beth Carvalho.

17 – Beth Carvalho – Sem Ataque e Sem Defesa
Bela música do Adilson Victor (que compôs a anterior com o Sombrinha) e do Sombra (irmão mais velho do Sombrinha).

16 – Violante – Obra Do Cao
“Linda, era pra ser / Uma canção linda / Mas é humana”. O Violante, que é um projeto do Joniel Veras, do Guardia Nova, é uma das melhores coisas (junto com o próprio Guardia) que eu descobri nos últimos anos na MPB.

15 – Arlindo Cruz & Sombrinha – Ainda É Tempo Pra Ser Feliz
O Arlindo Cruz compôs mais de 600 músicas e o Sombrinha mais de 400 (algumas delas, como esta, eles compuseram juntos), que foram gravadas por artistas do naipe de Beth Carvalho, Fundo de Quintal (grupo do qual os dois fizeram parte durante anos), Chico Buarque, Maria Rita, Zeca Pagodinho, só para citar alguns. Isto é só uma amostra de músicas relacionadas ao tema amor, o preferido da dupla.

14 – Cassia Eller – Meu Mundo Ficaria Completo (Com Voce)
O que mais gosto do Nando Reis (autor da música) é que ele geralmente conta, em suas letras, histórias com começo, meio e fim, muitas vezes relacionadas à coisas do cotidiano, coisas que acontecem comigo, contigo, com seres humanos normais. Aqui numa maravilhosa interpretação da Cássia Eller. “O tom que ele canta as músicas parecia exato para a voz dela”

13 – Nana Caymmi – Resposta ao Tempo
Talvez eu goste desta música por me identificar com a parte de “eterna criança que não soube amadurecer”…..hahaha

12 – Los Hermanos – O Vento
“Se a gente já não sabe mais / Rir um do outro meu bem / Então o que resta é chorar”. É isto!

11 – Guardia Nova – Quando Chegar
Como falei anteriormente o Guardia Nova é uma das melhores coisas surgidas na MPB nos últimos anos que acabei descobrindo graças à Internet. Esta letra é simplesmente fantástica! (no link tem o disco todo, vale a pena baixar)

10 – Djavan – Flor do Medo
Música para aquele momento em que você está quase caindo na friendzone…hehehe. E uma bela levada.

9 – Zeca Pagodinho – Saudade Louca
Uma outra composição maravilhosa do Arlindo Cruz (esta em parceria com seu irmão, Alcyr Marques, e o Franco).

8 – Luiz Gonzaga – Qui Nem Jiló
É, o nordestino é bruto e valente, mas também sofre de saudades.

7 – Cartola – Peito Vazio
Foi difícil escolher apenas uma do Cartola. Posso até dizer que foi meio que aleatoriamente. Só não concordo com a parte do “garanto que não beberei nunca mais”!

6 – Tim Maia – Labios de Mel
O Tim Maia, tirando a fase racional, basicamente tinha o amor como tema central de suas canções. Eu escolhi esta porque acho a letra muito boa e tem um baita swing.

5 – Elis Regina – Atras da Porta
A letra é do Chico Buarque, outro especialista em relacionamentos amorosos, mas o que chama atenção nesta versão é a interpretação. Reza a lenda que a Elis estava no meio de uma crise no casamento com o Cesar Camargo Mariano, que estava ao piano nesta apresentação, e se emocionou com a música. Outros dizem que ela era uma ótima atriz e o choro fazia parte da interpretação que ela dava à canção. Sei que eu fico emocionado quando vejo esta interpretação.

4 – Chico Buarque – Samba do Grande Amor
Mentira!

3 – Gilberto Gil – Drao
O Gilberto Gil já falou em várias entrevistas que ele compôs músicas para as todas as mulheres da vida dele (ele foi casado quatro vezes). Esta foi em homenagem à Sandrão (que ele chamava de “Sandrão”). Além da música em sí ser fantástica (nos últimos anos me tornei um baita fã do Gil), esta versão com o Yamandú Costa é de arrepiar.

2 – Luiz Carlos da Vila – Além da Razao
“Pôr te amar eu pintei / Um azul do céu se admirar / Até o mar adocei / E das pedras leite eu fiz brotar”. O Luiz Carlos da Vila era um verdadeiro poeta e este samba, composto em parceria com o Sombrinha e o Sombra, é uma verdadeira obra prima.

1 – Legiao Urbana – Acrilic on Canvas
Esta música é fantástica porque o Renato Russo usou termos das artes plásticas para contar a estória de uma desilusão amorosa (muito provavelmente verdadeira, como ele gostava de fazer).

Be happy 🙂

2 ideias sobre “Top Top #14 – Músicas Românticas – Nacionais

  1. Pingback: Top Top #15 – Músicas Românticas – Paul McCartney | Botecoterapia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s