Top Top #11 – Músicas espirituais

Músicas espirituaisAproveitando que o livro que eu estou lendo e o último que eu li, falam bastante sobre espiritualidade, resolvi compilar esta lista com músicas que remetem à este tema.

O título original desta lista quando ela começou a ser formada, há uns 8 meses (qualquer dia eu explico o processo de montagem das listas), era “Músicas Religiosas”, porém, ao dar uma revisada na lista para publicar, eu notei que a maioria delas não faz menção à uma religião em específico, e algumas poucas fazem menção à ícones (Jesus, Santos, etc) destas religiões.

Então notei que espiritualidade, que é você estar bem consigo e com o seu entorno, e que para a maioria das pessoas tem a ver com religião, fosse o melhor título.

Making a long story short, segue as minha lista das 10 melhores músicas que tem espiritualidade ou religião como tema:

10 – Raul Seixas – Gita
O mestre Raul nos presenteou com esta obra prima do rock nacional onde ele fala sobre um ser divino que é tudo, que é atemporal, que está em todos os lugares.

9 – Dream Theater – Surrounded
Como dá para perceber pela lista, apesar de eu não ter fé em nenhum tipo de ser supremo, eu curto esta idéia de que, se existir um ser divino, este ser não tenha uma imagem, um formato (especialmente formato humano), mas que ele nos rodeia. No caso desta música do Dream Theater, como uma luz que envolve.

8 – Arlindo Cruz & Sombrinha – Teu “M” eu trago na mão
Talvez a religião que eu menos tenha tido contato na minha vida tenha sido a católica. Apesar disto, achei este samba dos mestres Arlindo Cruz e Sombrinha muito maneiro, por retratar as várias faces de Nossa Senhora, um dos ícones principais do catolicismo.

7 – Roberto Carlos – Todos Estão Surdos
Este soul/funk do Rei trata de como as pessoas às vezes tem a sua “salvação” na frente do seu nariz e mesmo assim a ignora, assim como ignoram boa parte dos mandamentos das religiões que professam.

6 – Yes – In The Presence Of
Outra que fala como estamos sempre na presença de algo divíno e mesmo as coisas mais simples, como uma flor, têm sua divindade.

5 – Beatles – Inner Light
Beatles (muito mais o George Harrison) fazendo uma “viagem interior”, pelas influências do Hinduísmo. Uma das coisas que acho muito interesante nas religiões orientais é isto: a busca pelo auto conhecimento como base para um entendimento maior.

4 – Zeca Pagodinho – Ogum
Acho que nunca ouvi música onde os intérpretes (tanto o Zeca quanto Jorge) mostram tanta devoção pelos seus credos como nesta.

3 – Jeff Beck – People Get Ready
Este clássico do Rhythm and Blues diz que tudo o que é preciso para alcançar o “reino dos céus” (seja lá a forma como a pessoa o imagina) é ter fé. Aqui numa versão fantástica com a Joss Stone.

2 – Jeff Buckley – Hallelujah
Esta famosa canção de Leonard Cohen ganhou uma versão impressionante do Jeff Buckley. Talvez ela nem entrasse na lista se não fosse por esta interpretação deste gênio que nos deixou muito cedo.

1 – George Harrison – My Sweet Lord
Acho que ninguém conseguiu resumir tão bem a eterna busca do ser humano por este ser divino como o George Harrison.

Axé! Shalom! As-Salamu Alaikum! Amém! Harehama! A paz do Senhor! Namastê! Saravá!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s