Top Top #10 – Califórnia Songs: músicas que me fazem lembrar do “Golden State”

California 1Para encerrar esta overdose de EUA e especificamente Califórnia, uma lista das 10 músicas que me fazem lembrar deste lugar fantástico. Muitas delas fazem referência direta à lugares no estado e algumas outras simplesmente me lembram a “vibe” de lá.

Pode ser até porque muitas delas eu ouvia de manhã, enquanto dirigia para o trabalho, no Morning Show do Gary Bryan, na K-Earth 101. O programa rola de 5 às 10 da manhã no horário de lá (entre 4 e 6 horas a menos do Brasil, dependendo da época do ano) e toca clássicos de Rock, Soul, Disco dos anos 60 até meados dos anos 90. Fica a dica para quem gosta de ouvir boa música: dá pra ouvir pela Web!

Mas segue então as 10 músicas para uma trip na Califórnia (mais um bônus track):

10 – Bachman Turner Overdrive – Taking Care Of Business
Esta música me lembra muito, não por causa dela em sí (apesar de tocar bastante nas rádios), mas muito mais por causa do comercial da Office Depot, uma loja de materiais de escritório que usa a música na trilha da sua propaganda de rádio, que passa praticamente o dia todo e acaba impregnando….hehehe

california 29 – Steppenwolf – Magic Carpet Ride
Pra mim o Steppenwolf, que surgiu em Los Angeles, bem durante o movimento “Flower Power” é uma das bandas que tem a cara de LA desta época. E para mim eles são melhores que seus contemporâneos por fazerem um som mais pesado. Ao ouvir suas músicas dá pra se imaginar dirigindo uma Kombi ou um Fusca todo colorido pela PCH 1.

8 – The Mamas & The Papas – Monday Monday
Não vou cair na mesmice de colocar “Califórnia Dreaming” do Mamas & Papas, mas não poderia esquecer a banda, que é de New York, mas parecia que tinham nascido no estado errado a ponto de escrever uma música sobre o “sonho californiano”. Preferi escolher outro sucesso deles.

7 – Red Hot Chilli Peppers – Venice Queen
Eu associo o Red Hot à Califórnia antes de conhecer o estado e antes mesmo de falar inglês e entender suas letras, que muitas vezes fazem alusão ao local. O motivo é o filme “Caçadores de Emoção”, com o Keanu Reeves e o Patrick Swayze, em que o Anthony Kiedis faz uma ponta. A mistura de rock, hardcore e funk que eles fazem tem tudo a ver com a mistura de culturas que é Los Angeles.

6 – Doors – LA Woman
Esta não poderia ficar de fora. Além do Doors ser de LA e ter sido formado na UCLA (University of California – Los Angeles) onde seus componentes estudavam, a música retrata um pouco do espírito da cidade e tem até algumas referências que só quem já passou um verão lá conhece, como na frase “Hills are filled with fire“, que se refere ao estrago que os ventos de Santa Ana (uma ventania muito forte e quente, típica do verão californiano, que ajuda a espalhar os incêndios nas colinas), faz.

5 – Tom Petty – Free Falling
Reseda, Mulholland, Ventura Boulevard são locais do Vale de San Fernando (“All the vampires walkin’ through the valley“), que fica ao norte da grande Los Angeles, ainda no condado de LA, e são muito conhecidos, principalmente por terem bastante bares.

4 – Foo Fighters – Good Grief
O Foo Fighters não é de LA, mas seu rock direto e cru é a trilha perfeita para se dirigir por lá, especialmente nas estradas sinuosas que ligam a costa (Malibú) ao Vale de San Fernando, como o Topanga Canyon Road. Foi a trilha desta minha trip.

3 – Stone Temple Pilots – Trippin’ On A Hole In A Paper Heart
Banda com origens em San Diego, é outra que o som tem tudo a ver com o clima californiano e é uma que não para de tocar nas rádios locais.

2 – Steely Dan – Do It Again
A mistura de Rock, Jazz, R&B, Soul e outras coisas mais desta banda me lembra o mesmo “caldeirão” que existe em LA, provavelmente o local com mais variedade de culturas, etnias, credos, mais até do que NY.

1 – Rod Stewart – Maggie Mae
O motivo dela ter entrado em primeiro, além de ser muito tocada, é que ela foi usada no filme “Lords of Dogtown”, que conta a história de como o Skate se popularizou à partir de Venice Beach na década de 70. E o som em sí tem tudo a ver com o local e a época.

Bonus Track – Eagles – Hotel California
Eu iria deixar esta de fora, não porque seja ruim, mas porque ela tocou tanto nas rádios aqui do Brasil que enjoou. Mas além da banda ser Californiana, ela retrata, segundo os autores, o estilo de vida hedonista dos atores da cena musical da região na primeira metade dos anos 70. Uma outra versão que era popular é que ela falava sobre um sanatório em Camarillo, uma cidade já no condado de Ventura, na divisa com o condado de LA, que também servia para estes artistas se internarem para tentar desintoxicação. O sanatório seria o tal “Hotel Califórnia”.

 Be happy!! 🙂

California 3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s